QUEM SOU

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Adolescente mata mãe ao ser impedida de ‘sair para beber’, diz políci

 

Uma mulher, de 29 anos, foi assassinada pela própria filha, de 15 anos, após tentar impedi-la de sair para beber, de acordo com a Polícia Civil. O crime foi registrado no Bairro Mãe de Deus, em Peixoto de Azevedo, a 692 km de Cuiabá, nesse domingo (26). A vítima foi identificada como Beatriz da Silva Reis.

Ainda conforme polícia, o crime ocorreu por motivo fútil. A menina queria sair para um bar, mas Beatriz não deixou. Em seguida, a adolescente pegou uma faca e desferiu golpes contra a mãe.

A Polícia Militar foi acionada e encontrou a vítima deitada no chão da sala da casa onde morava com a filha. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou a morte ainda no local.

A adolescente permaneceu na casa até a chegada dos militares. Ela foi apreendida e encaminhada para a delegacia.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Getúlio Daniel, a família já apresentava um histórico de violência.

A suspeita deverá ser encaminhada ao Ministério Público e ficará à disposição da Justiça.

Com informações do G1

 Dedé Boneleiro é empossado na Câmara de Vereadores de Caicó

O empresário José Antônio da Silva (PSB), Dedé “Boneleiro” foi empossado como vereador, pela mesa diretora na manhã desta quinta-feira (04), na Câmara de Vereadores de Caicó.

A posse foi conduzida pelo presidente Ivanildo do Hospital com a presença dos demais membros da mesa diretora no Plenário Prefeito Inácio Bezerra, em decorrência da declaração da extinção do mandato do vereador José Alexandre Pereira, “Zé Filho”, que faleceu no último sábado (27), em decorrência da COVID-19.

Participaram da posse os vereadores : Júlio Filho (MDB), Thales Rangel (PDT), irmão Renato Saldanha (PP), Mancuso (MDB), Lobão Filho (MDB), Diogo Silva (PROS), Maria Cleide (PDT), o ex-vereador pastor Erinaldo Lino e o empresário Artur Maynard.

Foto :Eliezer

Governo Lula vai voltar a cobrar imposto e gasolina aumentará a partir de quarta-feira (1º)

 


Depois de alguns dias de suspense, a confirmação veio às 15h30, via CNN Brasil: o Governo Lula vai voltar a cobrar os impostos federais (PIS e COFINS) que haviam sido zerados na gestão anterior, sobre os combustíveis. Com isso, a partir de 1º de março, quarta-feira, o valor da gasolina vai aumentar, pelo menos, 50 centavos. 

Isso significa dizer que, em Natal, o valor da gasolina vai se aproximar dos R$ 6, quebrando uma promessa do Governo Lula durante a campanha, da redução gradual do preço dos combustíveis. 

A decisão ainda não foi totalmente detalhada (o Governo Federal segue discutindo o tema em reunião a portas fechadas). Contudo, até o momento, o que foi informado é que a gasolina terá uma taxação diferente do etanol. A ideia seria incentivar o consumo de combustíveis mais “limpos”. 

Ainda não foi definido, também, os percentuais que voltam dos impostos. A ideia seria um retorno gradual da taxação.

domingo, 26 de fevereiro de 2023

Bolsonaro participa de homenagem a Eduardo em evento nos EUA

 



O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho dele, participaram de uma cerimônia promovida por uma organização norte-americana de caçadores na noite de sexta-feira (24), que contou com uma homenagem ao parlamentar. Nas redes sociais, Eduardo disse que recebeu a honraria de legislador internacional do ano.

O evento foi realizado pela Safari Club International, na cidade de Nashville. Bolsonaro e Eduardo viajaram ao lado do ex-ministro do Turismo e ex-presidente da Embratur Gilson Machado.

Bolsonaro está nos Estados Unidos desde o fim de 2022. Ele viajou ao país norte-americano no dia 30 de dezembro, um dia antes do fim do mandato dele à frente do Palácio do Planalto.

Pastor Valdemiro enfrenta dívidas e perde canal religioso

 


O pastor Valdemiro Santiago perdeu seu canal religioso em São Paulo após enfrentar dificuldades financeiras. A última transmissão da Igreja Mundial do Poder de Deus aconteceu no domingo (12/2).
Após 24 anos de história, a emissora reconheceu que está afundada numa grave crise financeira, abrindo mão da programação. Os pastores também não têm condições de pagar as dívidas das transmissões na web e no rádio.
Antes de encerrar a rede, os funcionários do canal entraram em greve devido aos atrasos salarias, o não-pagamento de parcelas do 13º salário e a falta de depósito do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). A paralização durou 20 dias.

Desde segunda-feira (13/2), a emissora passou a pertencer ao grupo Spring, que está forçando a cobertura do jornalístico “De Olho no Mundo” apenas para cumprir tabela. A programação exibe notícias de agências internacionais.
Ainda que “sob nova direção”, o canal do pastor Valdemiro pode correr atrás do prejuízo e recuperar a frequência. Para isso, ele precisa chegar num acordo financeiro com a emissora.
“Nos ajude a retomar o canal que estávamos e nos reconstruir”, pediu o bispo Anderson Araújo, na manhã desta terça (14/2), sem esconder as dificuldades financeiras que a rede enfrenta.
Numa medida desesperada, a Igreja tenta se recompor por meio de um “carnê da reconstrução”, onde os fiéis desembolsam uma oferta mensal extra, que seria dividida em 12 meses. A ideia é levantar dinheiro para quitar as dívidas e, quem sabe, retornar à TV brasileira.
No passado, o canal 32 abrigou as extintas MTV Brasil (1990-2013) e Loading (2020-2021), que apresentavam conteúdos alternativos e direcionados ao público jovem. Já sob comando religioso, a frequência transmitia a programação da Igreja Mundial durante 22 horas por dia.
É curioso lembrar que a Loading era um projeto geek do grupo Spring, dono da Rolling Stone Brasil que reassumiu o canal 32, mas não parece interessada em reeditar o projeto. Na época, a grade teve certa repercussão, mas enfrentou diversas crises nos bastidores.
FOTO DE REPÓRTER ELIEZER 

FIM do transporte público gratuito para idosos? Entenda a decisão do Senado


Uma nova decisão do Senado brasileiros está preocupando os cidadãos, tendo em vista a possibilidade do fim dos serviços de transporte gratuitos para idosos e aposentados.

Como é de conhecimento geral, a população idosa do Brasil conta com diversos direitos básicos, tendo em vista a necessidade do Governo Federal em proporcionar uma vida mais calma e segura para esses cidadãos, considerando a chegada da terceira idade.

sábado, 25 de fevereiro de 2023

A saúde mental do empresário

 


Empreendedores são os mais afetados pelo estresse no cotidiano

O famoso “estresse” não poupa ninguém. Quando se trata de empreendedores e empresários, a situação fica ainda mais delicada. Com tantas coisas na cabeça ao mesmo tempo, é preciso ter um cuidado redobrado com a saúde física, mas principalmente, com a saúde mental para não ter uma crise repentina. De acordo com os últimos levantamentos da OMS, Organização Mundial da Saúde, de 2012, cerca de 90% da população mundial sofre com estresse. Em 2013, o Instituto de Medicina dos Estados Unidos publicou uma pesquisa em que apurou um custo de US$ 5 mil por ano para cada empregado – incluindo perdas com licenças médicas, absenteísmo, tratamentos, entre outros. Isso nos mostra que para ter sucesso, é preciso antes se preocupar com a saúde mental e emocional.

É compreensível que a rotina do empreendedor traga muitas “ameaças”: novos projetos, novos empreendimentos, investimentos, funcionários, fornecedores, afazeres…. O caos mental é quase que parte do currículo de um empresário e com ele, vem o estresse e de fato, não é fácil administrar tudo isso. Mas a saúde não deve ficar em segundo plano: o empreendedor precisa se antecipar, tirando um tempo de qualidade para si mesmo e para sua família. Isso é o que faz o empresário Jonathas "Jhon" Freitas, que com apenas 33 anos de idade, natural de São Paulo, casado e pai de um filho, é um dos principais protagonistas do país quando o assunto é evolução do mercado de tecnologia - e só chegou lá porque sua saúde mental sempre foi prioridade.

"Todo empreendedor é bipolar (falando sobre mudança de humor, não sobre doença). Essa é a característica fundamental da jornada empreendedora que diariamente os empresários passam, são altos e baixos constantes. O empreendedor é aquele cara que se olha no espelho todos os dias de manhã e fala que é incrível, que vai vencer, que o dia será cheio de conquistas… mas quando chega no final do dia, ele quer se enforcar em um pé de couve, de tantos problemas que aconteceram durante o dia, seja um cliente que estava certo para fechar um grande contrato, mas desiste de última hora, é um funcionário que precisava entregar um projeto e fica doente, é um boleto que vence e você não viu, ou seja, é o ciclo de altos e baixos ao longo das 12 horas que você está trabalhando”, brinca o empresário que está no mercado há 18 anos e já participou da fundação de mais de 40 startups de tecnologia que se tornaram reconhecidas nacional e internacionalmente. 

Além disso, alimentar-se bem, fazer exames de rotina, dormir quando for para dormir e se exercitar são premissas básicas para manter o corpo e a mente equilibrados. Além disso, se for possível, o acompanhamento psicológico também deve ser levado em conta. São muitas coisas para dar conta e não é saudável achar que é onipresente. O empreendedor precisa delegar para poder não se anular.

O estresse não deve ser subestimado. Ele não se trata de apenas “passar por um período de nervosismo ou tensão”. Ele é um mecanismo fisiológico que o nosso corpo dispara em situações de perigo. A carga alta de adrenalina na corrente sanguínea faz com que você se prepare para a luta ou para a fuga, sobretudo em momentos de incertezas e ameaças. Percebe o perigo? É um mecanismo para te preparar para situações extremas, não para que você fique o tempo todo em situações com estados de limite.

PM apreende 30 kg de droga enterrada em terreno baldio na Vila de Ponta Negra

 



Policiais militares da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) apreenderam 30kg do entorpecente análogo ao Skank na Vila de Ponta Negra, na zona Sul de Natal. O caso foi registrado na tarde deste sábado (25).

Os agentes da Polícia Militar localizaram o entorpecente enterrado em um terreno baldio após patrulhamento pela rua do Congo. A ação policial ocorreu por volta das 13h30.

A droga apreendida foi recolhida e entregue à Delegacia de Plantão da zona Sul de Natal

Em Caicó Policia Civil apreende drogas e divulga imagens de foragidos


Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos – DEFUR, apreenderam na sexta-feira (24), drogas na zona norte de Caicó. Na ação, foram encontrados, dois celulares, dinheiro fracionando, cocaína, 1kg de maconha, drogas sintéticas, “loló”, uma balança de precisão e embalagens plásticas.

As diligências que deram continuidade à Operação “Ratoreira”, foram, inicialmente, realizadas para o cumprimento de um mandado de prisão preventiva em desfavor de Mauryelison dos Santos Severo, de 20 anos, também conhecido como “Maumau”, suspeito por roubo.

Ele não foi encontrado em sua residência, localizada no Bairro Alto da Boa Vista. No local, porém, estava, Alberto Oliveira da Silva, de 21 anos, e as drogas apreendidas estavam em sua posse. Ele fugiu e, assim como Mauryelison Severo, encontra-se foragido.

Novas regras do consórcio: como você pode ser afetado?

 


Especialista dá dicas importantes para quem está interessado neste investimento que agora tem novas regras

Você provavelmente já ouviu falar no consórcio, certo? A forma de autofinanciamento desenvolvida no Brasil é usada por milhões de pessoas para adquirir um bem, como automóveis, motocicletas e até mesmo, imóveis. Na modalidade, a administradora do consórcio reúne um grupo de pessoas que têm o objetivo de adquirir o bem e elas guardam dinheiro juntas todos os meses. A cada mês, o valor das parcelas pagas por todos os participantes do grupo é usado para que pelo menos um deles faça a aquisição, até que todos tenham sido contemplados, ou seja, cada integrante paga uma fração do imóvel e o sorteado recebe uma carta de crédito no valor definido no começo do consórcio e pode usar para comprar o imóvel.

Com a popularidade em alta, no início de janeiro, o Banco Central aprovou novas regras sobre o funcionamento dos grupos de consórcio no Brasil. As mudanças estão listadas na Resolução BCB nº 285 e passam a valer a partir de 1º de janeiro de 2024. Entre as novas regras, está a possibilidade de assembleias para contemplados sejam feitas de forma presencial ou virtual e a determinação de que os regulamentos dos grupos estejam disponíveis nos sites das administradoras. Para entender melhor, João Torre, especialista e influenciador de consórcios no Brasil e fundador da S&I Investimentos, explica as mudanças e como os consumidores podem ser afetados com essa nova resolução.

Maior segurança

Hoje em dia, não há um padrão de contrato de adesão de consórcio que indique ao cliente tudo o que será regido no grupo de consórcio. Dessa forma, cada administradora trabalha com suas próprias políticas e cobranças. "A resolução vem para padronizar e tornar mais claro o funcionamento da administração dos consórcios, deixando clara a constituição do grupo, as taxas cobradas, a comissão para os vendedores e outras coisas", comenta Torre.

Resolução do Banco Central

Em nota, o Banco Central informou que os novos contratos devem constar os procedimentos e os prazos a serem observados pela administradora de consórcio ou pelo consorciado para a realização de procedimentos operacionais diversos, a discriminação em valores nominais e percentuais o montande da prestação inicial e de seus diversos componentes, como parcelas de fundo comum e de reserva, além de taxa de administração e preço de seguro. A resolução também estabeleceu que os consorciados poderão ser excluídos do grupo caso deixem de pagar três vencimentos consecutivos. O Banco Central também fala da possibilidade de formar grupos em que o valor do crédito a ser concedido ao contemplado seja fixado em um montante nominal, corrigido periodicamente com base em índice de preço ou indicador previamente definido em contrato, como o IPCA ou IGPM, por exemplo. As assembleias de contemplação poderão ser presenciais ou virtuais a partir do ano que vem, quando as normas passam a valer. 

‘’O consórcio pode te proporcionar benefícios a partir do momento que você é contemplado a alavancar o que você investiu. Por exemplo, se uma carta de crédito de R$ 500 mil reais, você investiu R$ 50 mil de parcela até ser contemplado, você alavancou o seu investimento dez vezes. E se você compra um imóvel com inteligência e conseguir rentabilizá-lo, poderá usar os rendimentos para continuar pagando as parcelas e em alguns anos este imóvel, que você investiu R$ 50 mil, poderá valer 600 mil, 700 mil reais, por exemplo’’, finaliza o especialista, que especialista cria conteúdos semanais gratuitos em seu Instagram @joaotorre.

Raios e chuvas têm maior ocorrência no verão e os riscos também aumentam

Saiba escolher material elétrico para proteger a casa contra incêndios e choques elétricos


 Clique com o botão direito do mouse para salvar a imagem

Produtos que usamos no dia a dia, os materiais elétricos - como fios e cabos, interruptores, tomadas, plugues, canaletas e eletrodutos - precisam ser fabricados com propriedades que impedem a propagação das chamas para outros locais da casa em caso de incêndios, evitando um dano maior ao patrimônio e, especialmente, às pessoas.

"Os eletrodutos corrugados, por exemplo, que ficam embutidos dentro da parede devem atender aos requisitos da norma NBR 15465, que determina a necessidade de uso de materiais com características antichamas. Mas, a certificação não é obrigatória e, por isso, o consumidor pode acabar comprando produtos que não têm essa característica", informa André de Lima, Diretor Executivo da fábrica de materiais elétricos da Tramontina.

O que diz a norma de eletrodutos?

Também chamados de conduítes ou mangueira corrugada, os eletrodutos corrugados são tubos embutidos na parede e no teto pelo qual passam os fios e cabos elétricos que vão do quadro de distribuição aos pontos de tomada ou de iluminação. No Brasil, eles são classificados quanto à sua resistência mecânica pela ABNT NBR 15465 como:

· Eletroduto leve: tem a cor amarela e é indicado para instalações em paredes;

· Eletroduto médio: tem a cor laranja e é utilizado em lajes e pisos.

O executivo da Tramontina explica que, ambos os tipos, devem impedir a propagação de chamas e, para isso, o fabricante deve submetê-los a testes laboratoriais. "No ensaio de resistência a chamas, por exemplo, o eletroduto recebe uma chama por alguns segundos que, após removida, deve se autoextinguir em até 30 segundos", comenta.

Ficou em dúvida sobre qual produto realmente é antichama? Além de observar se existe essa informação na embalagem, André Lima sugere uma consulta ao lojista ou ao eletricista. "Empresas como a Tramontina investem em treinamentos para que os profissionais conheçam os atributos técnicos dos produtos e tenham argumentos para melhor atender os consumidores. Por isso, consultá-los é uma boa alternativa, já que muitos conhecem os itens que mais contribuem para a integridade das instalações", conclui.